Excesso de Informação no Marketing Digital | Como Lidar

Tempo de leitura: 12 minutos

Excesso de Informação 1

Excesso de Informação no Marketing Digital | Como Lidar

O Excesso de Informação no Marketing Digital, tem te sufocado? Começa um curso, com toda a energia e motivação, e quando menos percebe já está assistindo uma “Super Dica de Como Ganhar Dinheiro Em 24h Com Tráfego Orgânico ” ou ainda, “Como Preparar 500 Artigos em 1h”?  Tentador não?

Pois saiba que você não é o único. As informações estão por toda a parte, e isso não é um privilégio do Marketing Digital apenas.

Em todas áreas temos muitos artigos, vídeos, tutoriais, que nos ensinam aquilo que queremos aprender, movidos pela necessidade ou curiosidade. E com a facilidade de acesso à informação por meio de e-books, redes sociais, entre outros, fica evidente que aquele assunto que você quer tanto saber, estará logo ali, a um clique de distância.

A riqueza da informação cria a pobreza da atenção.

Herbert Simon

Excesso de Informação 5

Quando esse fenômeno atrapalha?

Se por um lado, há essa grande facilidade de acesso por meio da internet, por outro essa exposição exagerada a muitos dados pode criar alguns problemas. Principalmente se não houver limite ao que uma pessoa consome em termos de informação.

No caso da web, se você é do tipo que, mesmo estando sempre conectado, sente que deveria estar mais atualizado de tudo o tempo todo, cuidado! Pois poderá estar sofrendo da chamada Síndrome do Excesso de Informação.

Essa angústia típica dos tempos atuais nos permite concluir que, às vezes, saber demais é um problema.

Essa ação desenfreada, tem seu princípio com a sensação de que quanto mais soubermos, mais seguros estamos. Quando na verdade, saber apenas, não produz resultados.

Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias.

Lao Tsé

Muitos de nós, viemos de outras áreas, temos outras vivências profissionais, mas fomos inspirados pela proposta de poder trabalhar em casa. Inspirados também por administrar nossos horários, estar perto da nossa família, construir o nosso sonho, empreender.

E para iniciar nessa nova etapa da vida, sentimos-nos motivados a aprender tudo o que for possível para que, o quanto antes, venhamos estar preparados para que esse objetivo torne-se real.

Hábito previsível, em pessoas dedicadas, empenhadas e determinadas a vencer os obstáculos como a falta de conhecimento, falta de experiência, e como os desafios compatíveis com um negócio profissional.

Afinal não há desculpas, quando se tem vontade, não é verdade?

Nesse ímpeto, muitas vezes perdemos o foco, como disse inicialmente. Aplicamos nossos esforços para nos dedicar a um curso. Mas nos distraímos com o que julgamos “informações importantes”, e que não estão alinhadas com o nosso propósito inicial.

Dessa forma, dissipamos a nossa energia em várias direções, enquanto poderíamos atingir o alvo com maior intensidade. Caso todos os esforços, fossem direcionados para um único ponto.

Se você se identificou com o que estamos tratando até aqui, recomendo que continue a leitura para saber como se sair bem dessa situação.

Como saber que sofro da Síndrome do Excesso de Informação?

Qualquer problema que enfrentamos pode ser resolvido, e o primeiro passo é reconhecer que ele existe.

Se você apresenta alguns dos sintomas abaixo, é sinal de que também sofre da Síndrome do Excesso de Informação ou Overdose de Informação:

  • Por mais conteúdo que consuma, sente-se que está ultrapassado, e precisa de cada vez mais informação;
  • Sente-se culpado por não conseguir ler todos aqueles e-mails, que você assinou a lista, para estar “por dentro” do que está acontecendo no mundo do marketing digital;
  • Constantemente baixa e-books, infográficos, tutoriais pensando que vai ler mais tarde, porque tem a sacada “super-mega-power“, mas no momento não tem tempo pra ler;
  • Baixa aplicativos no celular para se manter informado de tudo, mas só ocupa a memória do aparelho, porque você nem se lembra para que serve o aplicativo;
  • Você começa a preparar o post para divulgar o seu trabalho nas redes sociais, mas aparece a aba do Chat daquele seu amigo, que está te enviando um link de um artigo “super-mega-power“, e você pára tudo pra ver;
  • Busca assistir ao vídeo que trata do assunto que você está estudando para compartilhar com a sua audiência, mas enquanto assiste vê que tem um vídeo novo do seu concorrente falando sobre outro assunto, e você perde a sequência do que estava fazendo para assistir ao vídeo.

Se você se identificou com um ou mais itens mencionados acima (espero que não todos!), você precisa de uma providência urgente, para não falir o seu negócio antes mesmo de começar.

“O aumento excessivo de sons, imagens e a leitura por horas a fio, sem descanso, ou pausa do sistema sensorial, pode levar à exaustão do Sistema Nervoso Central (SNC), ou à Síndrome de Burnout, com o aparecimento de sequelas”
Luiz Vicente Figueira de Mello
Médico Psiquiatra (Ambulatório de Transtornos Ansiosos do Hospital das Clínicas – USP)
  • Entenda como tratar a Síndrome de Burnout nesse link AQUI!

 

Como o excesso de informação pode impactar minha saúde?

Identificado o problema, há a necessidade de saber como combatê-lo. Pois além da perda de foco, há redução da produtividade e da capacidade de raciocínio. O excesso de informação, processado acima da capacidade suportada pelo cérebro, pode levar à sua sobrecarga e ao estresse.

Esta situação pode levar a sequelas, como por exemplo: fuga de responsabilidades, isolamento, angústia, ansiedade, entre outras.

Portanto, maior do que a preocupação com a evolução do seu negócio, deve ser a preocupação com a sua saúde neurológica, que pode ficar comprometida, caso não haja uma moderação no consumo de informações.

Segundo Lucas Alvares, orientador do programa de pós-graduação em Neurociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, “o nosso cérebro tem uma capacidade limitada de processamento. Não conseguimos desempenhar de maneira satisfatória um número elevado de tarefas, talvez sejamos capazes de fazer duas coisas só ao mesmo tempo. A memória é vulnerável e suscetível a influências externas”.

De que forma posso ter uma relação saudável com o excesso de informação?

Sabemos que a tendência é esse volume aumentar a cada dia, mas cabe a nós administrar de que forma devemos consumir esse conteúdo.

Todo excesso é prejudicial, a diferença entre o remédio e o veneno está na dose. Segue abaixo algumas dicas de como administrar bem essa relação, a oitava é certeira:

1 – Planejamento

Primeira coisa a ser feita, preferencialmente no dia anterior, é se planejar. Organize-se!

Relacionar suas principais tarefas do dia, elencar as prioridades, e escolher ao menos três delas para cumprir ao longo do dia. São itens indispensáveis para aumentar o foco, e não ser impactado pelo excesso de informação.

2 – Dieta de informação

Isso mesmo, dieta. Consumir informação só faz sentido se ela estiver alinhada com o seu negócio.

Lembre-se: os esforços devem estar focados numa mesma direção e sentido. Evite distrações.

Se for inevitável, e deparar-se com um assunto interessante, mas que não vai servir naquele momento, separe a informação para ser analisada no tempo oportuno.

Mas proteja o seu propósito, e não permita que nada e nem ninguém comprometa a tarefa que se propôs a fazer.

3 – Focar em uma única coisa

Quando estiver realizando um determinado trabalho, evite distrações. Concentre-se no que estiver realizando por períodos de tempo, intercalados a breve intervalos. Isso para não perder a sequência de raciocínio, e que haja melhora na produtividade.

Guarde o celular ou silencie-o. Procure um ambiente calmo, claro e organizado. A bagunça tira a atenção e provoca um desconforto pouco percebido, mas que impacta na produtividade.

Feche todas as abas do computador, deixando apenas a que estiver sendo utilizada. E se for utilizar o Facebook por exemplo, bloqueie o feed de notícias, enquanto estiver trabalhando.

Uma dica é usar uma extensão do Chrome para eliminar o feed do Facebook – News Feed Erradicator. Você vai ver o quanto isso pode te ajudar.

4 – Ter clareza de onde quer chegar

Tão importante quanto começar, é saber onde se quer chegar. Ter uma visão clara do seu objetivo, te ajuda a manter o foco e reduz as possibilidades de desvio.

Uma vez que isso acontece a retomada é mais rápida, pois o propósito daquela atividade tem um motivo claro e definido.

O que pode ajudar essa tarefa ser mais interessante, é dividi-la em partes, e o foco fica por conta da conclusão de cada etapa intermediária, até a conclusão final da tarefa.

Isso ajuda a manter-se motivado, e a sensação de dever cumprido acontecer em um tempo menor, e por mais vezes durante a tarefa.

5 – Organize seus conhecimentos

Em se tratando de Marketing Digital, o excesso de informação é evidente. Muitas dicas de todos os lados. Cada uma com uma sacada diferente, prometendo um tipo de resultado diferente.

O que não podemos é ficar correndo atrás de toda e qualquer novidade que aparecer. Os cursos servem para organizar a informação, que encontramos solta por aí.

Os melhores cursos, apresentam suporte, grupo de alunos para tirar dúvidas, aulas detalhadas, com tutoriais passo a passo. Para quem me pergunta, indico o curso que fiz, pois conheço a qualidade e a didática empregada.

Quando você inicia um curso, deve aplicar o que aprendeu antes de partir para o próximo. Os resultados não surgem com o conhecimento, mas sim com a prática. Mas esse é um assunto para um próximo artigo.

6 – Priorizar o que for mais importante

Identificar a prioridade das suas atividades, é de extrema importância para o sucesso do seu dia.

Procure separar as mais complicadas, e que exigem um maior nível intelectual, como por exemplo escrever artigos para o blog, avaliar métricas de campanhas, entre outras, para o período da manhã.

Nesse horário, o corpo está mais descansado devido a noite de sono anterior, o cérebro mais oxigenado, e portanto as funções neurológicas estão mais qualificadas para este tipo de atividade.

Procure deixar as atividades “braçais”, ou que envolve mais esforço físico do que mental, para o período da tarde. Nesse período o organismo desacelera após a refeição, e para mantê-lo ativo, nada melhor que um incentivo extra: mais trabalho. 😉

Excesso de Informação 4

7 – Descansar com qualidade

Esse ítem deve ser o mais importante da lista. Só não está no início desse artigo, pois atribuímos o descanso ao final das atividades. Prêmio merecido pela dedicação e empenho.

As pausas intermediárias são necessárias para a recuperação da disposição e da clareza de raciocínio. Assim o cansaço não irá interferir na qualidade da atividade.

Descansos de qualidade são indispensáveis, na qualidade de vida e saúde neurológica. No seu planejamento diário, respeite o tempo do descanso. Dedique-se a isso.

Atividade física, meditação e leitura de bons livros, são excelentes formas de proporcionar ao corpo e a mente a recuperação necessária.

Atente para a qualidade do descanso, permita-se entregar-se a esse prazer necessário. Afaste o pensamento de que está perdendo tempo.

Você estará cuidando do maior ativo do seu negócio, você mesmo!

8 – Auxílio Profissional

Sabemos que Overdose de Informação não é privilégio de poucos. E por isso você pode contar com a ajuda de quem já passou por isso, e que atualmente sabe superar esse problema.

Descubra como grandes empreendedores digitais, conquistam resultados, mesmo lidando com isso diariamente.

Está precisando de ajuda, por não aguentar mais lidar com tantas informações? Calma… Nayara Zash, empreendedora digital, descobriu o padrão que se repete por trás dessa Overdose de Informação.

Juntamente com outros grandes empreendedores, ela desvenda alguns métodos responsáveis para driblar essa situação e proporcionar o auto-controle necessário para essa conquista. Conheça esse método AQUI!

E saiba de uma vez por todas, como ter o domínio sobre essa situação que atinge milhares de empreendedores.

Conclusão

Toda sorte de informação continuará disponível, devido ao avanço da tecnologia e a busca por resultados cada vez mais assertivos. E sempre em volumes cada vez maiores.

Porém, sabemos agora, o quanto esse excesso interfere não somente no seu negócio, quanto na sua saúde.

Sabemos também, que cuidados simples, podem contribuir para um consumo de informação sadio. Esse consumo produz resultados significativos, de forma que sua interferência seja benéfica.

Assim, entendemos que o problema não está no excesso de informação, mas na forma como lidamos com ele.

Importante salientar, que nós temos o domínio da situação. Temos meios eficazes para que em nenhum momento sejamos dominados por esse excesso.

3 Comentários


  1. Adorei o artigo, realmente o excesso de informação tira o nosso foco, o ideal é se planejar.


Comentários encerrados.